terça-feira, 11 de outubro de 2011

TIRESIA


Na mitologia grega, Tirésias (em grego, Τειρεσίας) foi um famoso profeta cego de Tebas – famoso por ter passado sete anos transformado em uma mulher. Era filho do pastor Everes e da ninfa Chariclo.
Certa vez ao ir orar no monte Citorão, Tirésias encontrou um casal de cobras venenossas copulando, e ambas voltaram-se contra ele. Ele matou a fêmea, e imediatamente tornou-se uma mulher.
Anos depois, indo orar no mesmo monte Citorão, encontrou outro casal de cobras venenosas copulando. Matou o macho e tornou-se novamente um homem.
Por Tirésias ter se tornado tão ciente a respeito de ambos os sexos, ele foi chamado para decidir a questão levantada por ocasião de uma discussão entre Zeus e Hera sobre se é o homem ou a mulher quem tem mais prazer na relação sexual. Mas ele sabia que a sua decisão iraria sobre ele o deus derrotado.
Hera dizia que o homem é quem tem mais prazer, Zeus dizia que é a mulher. Tirésias decidiu a questão: "se dividirmos o prazer em dez partes, a mulher fica com nove e o homem com uma." Hera, furiosa por sua derrota, cegou Tirésias por vingança. Mas Zeus, compadecido e em recompensa por Tirésias ter dado a ele a vitória, deu-lhe o dom da mántis, a previsão.
A lenda de Tirésia sempre me chamou a atenção pois e algo lindo. já imaginou como seria muito bom passarmos por isto na vida, como nossas mente iriam se abranger e muitas coisas se tornariam tão mais simples e suave a nossa compreensão.
Seriamos capazes de compreender que a vida tem muito mais do que simples vaidade ou Horgan genitais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário